domingo, junho 18, 2006

Carta Aberta a Nando Reis!


Bora lá então!

A proposta é comentar o disco de Nando Reis e Os Infernais, o Sim e Não.

Primeiro o contexto...

Estou ao final do dia em casa com a Xica, que dorme, e a Joana está no estrangeiro a aprender sobre coisas da cabeca ( não está mal escrito, é linguagem familiar)
Acabei de ler a primeira "crónica" de Nando Reis sobre "Bola" durante o Mundial de Germania e gostei. Com a Ajuda de Cerveja Alemã, cá vou.

e já agora e quebrando a promessa no inicio deste blog de não fazer citações, cá vai uma semi- citação:

tal como Nando Reis usa os sapatos como seu pai, eu bebo cerveja como o meu, com gelo!

Ora bora lá então!

vou tentar escrever este texto em 54.21 ou será 47.40?, contas difíceis!

1-SIM
o disco começa Bem! balada romântica, SIM senhor!

Desde que eu te vi
Eu te quis
EU QUIS TE RAPTAR"(!)
"EU FIZ UM ALTAR"

Gosto disso!

bonito!

2-SOU DELA

A primeira vez que a ouvi percebi, que era óbvio, mesmo estando na segunda música do álbum (e portanto não tinha ouvido o resto) que seria o primeiro single!
é, não é?

Adoro a Música dos 22´aos 24´, a sério! Acho que tem muito sentido de humor e ousadia! E claro queria lembrar que musica não é som, mas sim a organização de som e silêncio! E tanto pode dizer o silêncio!


4-MONÓICO

EXTRA ordinário!

Pedrada no charco!

Acho que o POP-ROCK vive numa ditadura, no qual há assuntos legais e outros ilegais! os legais são:

- Amor correspondido
-Amor não correspondido
-Factos corriqueiros da "every day´s life
-Critica socio-política (violência da policia incluída, :) )
-E pouco mais

E porque não falar de sexo? ahhh .... já sei! A Igreja... uhhhhh, que medo.

E os católicos, que procriam tanto.... Será que não são feitos pelo método "do acto sexual"?

E Nando Reis, faz mais! Não só fala sobre o acto sexual, fala sobre a inversão dos papéis. Papéis? Quais papeis? Aqueles pá, os do macho e da fêmea:

-homem mulher
-passivo activo
-masculino feminino

Como dizia um amigo...

"K, já reparaste que as mulheres muito femininas andam com as palmas das mão" (zinhas, com certeza) " viradas para a frente?"
A resposta que não dei seria: " que mundo quadrado o teu, procuras a felicidade no sítio errado"

Voltando ao assunto em mãos...

Por Exemplo, no "felácio" quem é o activo e o passivo? Será que é assim tão claro?

É isso ai Nando! Gosto muito da sua ousadia!

7-ESPATÓDIA

Adoro esta canção embalar!

Diz que ESPATÓDIA é uma árvore que dá flores Ruivas, perdão Vermelhas.

Para sua (dele) filha Zoe (e eu a pensar que Zoe tinha acento).

O verso :
"Meu mundo não teria razão
Se Não fosse a Zoe"

(acho que é aqui que a Zoe adormece)

é a coisa mais linda, cantado pelo Nando, claro!

8-PARA LUZIR O DIA
Reparem como os primeiros segundinhos são iguais a Relicário! Ou estou a ouvir mal?

11-CANECO 70

Concordo com Jorge Mautner... Folk à lá "Bob Dylan"
e assim se resume uma relação amorosa!
Tenho dúvidas sobre:
"Sei que não devia nunca ter
feito aquilo
MEU PAI ESTAVA DENTRO DA SUA CASA
Não sei exatamente porque fiz aquilo
Só sei que foi uma puta d´uma cagada"

E claro que a questão é que:

Quem nunca fez uma puta d´uma cagada, vá à Merda! Mentiras, mentiras, todos nós já o fizemos!!!

E Nando queria lhe dizer-lhe uma coisa, que estou à tempos para lhe dizer:

Minha mãe também se chama Cecília, no caso Maria Cecília

12 a),13, treze.... o que será?
No outro dia disse ele o Nando Reis, num chat show (sim vi!) que o significado era secreto!

Duas hipóteses:

1- 13 é o número de músicos convidados no CD
2- 13 é a idade de algo ou alguém


Bem Haja!

E portanto este texto acaba por ser uma carta aberta a Nando Reis!

Já disse.

Obrigado,

Pedro K.

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pedro,

Gostei muito do seu release sobre o CD! Sou brasileira e fiquei, e fico até agora admirada com o conhecimento que vocês "aí de cima" possuem sobre nossa cultura.

E viva o intercâmbio cultural!

Abraços pra você,
Laís Flores

5:27 da tarde  
Blogger Pedro k. said...

Laís,

obrigado.

Mas atenção, "nos aqui de cima", sabemos muito pouco sobre o Brasil.

a sério.

Abraço,

Pedro k.

5:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

olá, sou rachel, amiga da laís. também gostei muito do seu release sobre o novo disco do ruivo. monóico é a minha preferida, escuto alto, danço no meio da sala, é do caralho!!!
legal te conhecer,
vou add no meus favoritos.

8:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Opa Pedro.. visitou o nosso fotolog? E eu curiosa que sou vom ler a sua carta ao Nando.
Concordo com Laís E chel.. Muito bom seu release do cd.
Minha favorita (nesse momento porque mudo muito) é Como se o mar.
Se tiver msn me adiciona pra conversarmos pandoraromanus@hotmail.com
Também fiquei surpresa e acho que Nando vai gostar de saber que vocês ai em cima gostaram do trabalho dele.
Bjão (aparece quando der no fotolog).
Nanda

1:18 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Hahaha! Cara, se tu acha que vocês sabem pouco, eu acho que nós sabemos muito menos! Sério mesmo... Laís aqui ficava horas a fio assistindo um canal português e eu me impressionava pra caramba com o quanto mencionavam o Brasil...
Mas enfim, vou favoritar também o Blog!
Abraços procê,
Laís.

5:56 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pois é!
Pedro, eu sou a LoLLy, amiga de todas essas meninas que escreveram ai.. depois delas, o q me sobra a dizer??? de fato, fiquei muito feliz e impressionada com um site (sitio, como vcs dizem) tão brasileiro! é incrível o quanto vcs sabem o q tá rolando por aqui... e a gente sabe tão pouco!!! teria você um site "Rock N Portugal"??? :D me incomoda essa falta de informação sobre a cultura portuguesa e dos nossos (meus) vizinhos latinos...
Pedro K., LoLLy P., adorei isso!!!
adorei também vc ter passado lá no fotolog, passa mais vezes!!!
e simm, comentando sobre a carta, já que estou num comentários desse tópico, adorei! espatodea e monóico são minha favoritas. não necessariamente nessa ordem... é quase uma incoerência, mas é verdade!!!nos seus olhos eu adoro tb.. pq fala de borbolletas.. mas daí é uma longa história!!!
Pedro, adorei mesmo, viu!!!
Abração pra você,
LoLLy

12:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pedro,
Sou amigos dessas meninas acima e como elas gostei muito do texto, pra dizer a verdade está em portugues claro para nós, muito bom mesmo.
E elas esqueceram de dizer o endereço do fotolog que é www.faclubenandoreis.com.br/fotolog.
Abraços.

2:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

oi padrinho!

a ideia de franchising do "Rock N brazil" não está má...pensa só:
"Rock N Portugal"
"Rock N japan"
"Rock N mexico"
"Rock N usa"
"Rock N paraguai"
"Rock N togo"
"Rock N burkina fasso"

à lá Amo-te lx ou amo-te Porto..... o gajo também é giro!!
... e sabes saiu um artigo na "nature" que Todos os gajos giros tiveram sorte no franchising...eu posso ser teu acessor para os assuntos do continente africano pois como sabes sou conhecedor profundo do rock negro...

o k é o maoir! em breve será patrimonio da humanidade...

pronto já te enchi o cú tal como pedis-te ...agora espero que não te esqueças de mim quando fores em negócios à républica do togo...

beijinhos hexagonais e peitorais...agora tenho q ir dizer mais umas parvoices ali nos sms ...

sim que eu sou pai de familia..tenho que ganhar a vida...

p.s. aos interessados da nova boa música portuguesa aqui vai uma pista...

editora borland...alguns dos melhores projectos nacionais...
é a trama lá do sitio quando era pequenita....

é claro nunca esquecer que a seguir aos rolling-xutos só deu x-wife...o hiato é um longo desengano onde não vale a pena perderem-se pois não há nada para encontrar. vive lá folie!!

2:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

oi padrinho!

a ideia de franchising do "Rock N brazil" não está má...pensa só:
"Rock N Portugal"
"Rock N japan"
"Rock N mexico"
"Rock N usa"
"Rock N paraguai"
"Rock N togo"
"Rock N burkina fasso"

à lá Amo-te lx ou amo-te Porto..... o gajo também é giro!!
... e sabes saiu um artigo na "nature" que Todos os gajos giros tiveram sorte no franchising...eu posso ser teu acessor para os assuntos do continente africano pois como sabes sou conhecedor profundo do rock negro...

o k é o maoir! em breve será patrimonio da humanidade...

pronto já te enchi o cú tal como pedis-te ...agora espero que não te esqueças de mim quando fores em negócios à républica do togo...

beijinhos hexagonais e peitorais...agora tenho q ir dizer mais umas parvoices ali nos sms ...

sim que eu sou pai de familia..tenho que ganhar a vida...

p.s. aos interessados da nova boa música portuguesa aqui vai uma pista...

editora borland...alguns dos melhores projectos nacionais...
é a trama lá do sitio quando era pequenita....

é claro nunca esquecer que a seguir aos rolling-xutos só deu x-wife...o hiato é um longo desengano onde não vale a pena perderem-se pois não há nada para encontrar. vive lá folie!!

2:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

peço-lhe imensa desculpa...esqueci-me que já tinha aberto a sua delegação em chelas....carlitos

2:50 da tarde  
Blogger Joana B. said...

"E tanto pode dizer o silêncio!
...
E porque não falar de sexo?
...
Quem nunca fez uma puta d´uma cagada, vá à Merda! Mentiras, mentiras, todos nós já o fizemos!!!"

Escreveste,
O poeta.

2:11 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ola Pedro, igualmente a turma aí, Wander, as "Fodasticas, tambem sou Brasileiro e achei muito bacana seu Blog.
E em relação a itercambio cultural, te enviei um email te convidando para um troca de informações entre os blogs.
Bom, é isso.
Até

Tarso Marques
http://www.diversidademusical.zip.net

5:19 da tarde  
Blogger Pedro k. said...

Amigos, tenham paciencia.

deem-me mais uns dias.

respondo a todos.

até logo.

este "sucesso" repentino foi desejado, mas mal dimensionado!

:)

Pedro k.

5:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

K, vou opinizar (parabenizar existe, não existe?) o CD do Nando.

Sim:

- A qualidade musical;

- A ousadia de Monóico;

- Sou dela e Espatódea;

e Não:

- Muito instropectivo (muito Eu) e muito amor/sexo não correspondido.

Parabéns ao Nando!

MV

12:38 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home